Atenção:

Nenhuma da informação facultada neste blog deverá ser entendida como conselho ou recomendação de qualquer tipo de transacção ou investimento real, esta funcionalidade tem apenas objectivos didácticos, para obter apoio na gestão dos seus investimentos deverá estudar exaustivamente os activos, decidir por si próprio ou recorrer a Instituições Financeiras credênciadas pela CMVM.

22 de dezembro de 2009

Reflectindo sobre os mercados



Ao longo dos tempos a bolsa tem sido mal interpretada e onde é preciso muita sorte para se ganhar dinheiro. E para desmistificar tal ideia vou tentar explicar o porque de a maioria das pessoas perder dinheiro na bolsa.

Tal como podem verificar no grafico em cima, é facilmente possivel visualizar que existe uma certa regularidade nas cotações, ou seja, como podem ver no grafico do nosso mercado (Psi 20) os ciclos economicos são evidentes, por exemplo podemos verificar que um bear market (nome que se atribui a um mau periodo economico/bolsista) se iniciou em 2000 e durou até 2003, altura em que a começou a consolidar na zona dos 5500.
Então em 2003 começou um Bull Market que obviamente significa o contrario de bear e durou até 2007, ou seja, foi um periodo de 4 anos para realizar mais-valias e como podem verificar ocorreu um violento bear market novamente que a maioria das pessoas acredita que acabou recentemente.

E isto leva-nos há questão fulcral do porque a maioria das pessoas perde dinheiro em bolsa e isso acontece porque essas pessoas entram em bolsa num periodo de euforia em que os mercados se encontram em maximos (ex:2000 e 2007) em que os jornais e canais de televisão transmitem boas noticias, quando esta para breve uma correcção.

Em conclusão uma das primeiras coisas para se ser bem sucedido em bolsa é o timing, quer sejam investimentos de longo, medio ou curto prazo, entrar/comprar em alturas em que reina o pessimismo nos mercados e sair/vender quando reina a euforia.

Porem entrar para o timing ser correcto há que entrar no momento certo, entrar cedo ou sair tarde de mais resulta em prejuizos.
E isso ja não é tão facil de realizar mas irei abordar esse aspecto em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário